O que é e para que servem a toxina botulinica e o preenchimento facial

O que é e para que servem a toxina botulinica e o preenchimento facial

Usados em excesso, os resultados podem ser desastrosos.

Entre os recursos estéticos para quem quer rejuvenescer a pele e diminuir as rugas, ou preencher o rosto e os lábios, estão toxina botulinica e o preenchimento facial à base de ácido hialurônico. A toxina botulínica A, age sobre o músculo e algumas glândulas, e impede que impulsos nervosos os alcancem, o que permite relaxamento muscular e redução das contrações e da sudorese. Já o ácido é uma substância natural do corpo mas que perde concentração ao longo do tempo e elimina marcas do rosto causadas por diminuição do colágeno. A aplicação do ácido preenche as marcas de expressão e repõe o volume e contorno perdido da face.

É preciso cuidado, no entanto. Se aplicadas em excesso ou de forma inapropriada, as susbtâncias podem deixar o rosto com efeito artificial, como aconteceu com Robbie Williams, Nicole Kidman e Carla Bruni.

O que é e para que serve? Além da função estética, alguns estudos mostram resultados positivos do tratamento por toxina botulinica em pacientes com paralisia – quem tem os músculos muito rígidos. Uma vez sob efeito da toxina, a camada muscular relaxa, o que facilita o tratamento e reduz as dores decorrentes das contrações excessivas. A toxina também pode ser usada para reduzir o bruxismo – excesso de contração das mandíbulas. Já o ácido é usado para suavizar rugas estáticas ou profundas e repor o volume e contorno em áreas que sofrem com o envelhecimento, como as maçãs do rosto e a mandíbula. Além disso, é comum o preenchimento labial, como o feito por Anitta.